CADASTRAMENTO

Cobrança pelo uso da água do Canal do Sertão entra em fase final

Decreto que regulamenta a cobrança já passou pelo conselho da Arsal e por análise da PGE
Por Redação com MP Estadual 04/02/2026 - 10:30
A- A+
Agência Alagoas
Uso da água do Canal do Sertão será tarifado em Alagoas
Uso da água do Canal do Sertão será tarifado em Alagoas

Usuários do Canal do Sertão deverão passar a pagar pelo uso da água em Alagoas. A medida está em fase final de regulamentação pelo Governo do Estado e é acompanhada pelo Ministério Público Estadual, que monitora a nova gestão do sistema que atende municípios e áreas rurais do Sertão.

O tema foi tratado em audiência da Promotoria de Justiça de Recursos Hídricos realizada na semana passada. No encontro, o Ministério Público definiu prazos para que Casal, Segov e Seagri apresentem dados sobre cadastramento de usuários, autorizações de uso da água e critérios de cobrança.

A Casal deverá apresentar, em até 40 dias, informações sobre o cadastramento de usuários, iniciado em 2 fevereiro de 2026, no Já de Delmiro Gouveia. No mesmo prazo, a companhia deverá encaminhar contratos ligados à vigilância, limpeza e manutenção das margens.

A empresa informou que assumiu a gestão do canal no dia 1 de janeiro de 2026 e aguarda a publicação de decreto da Arsal para iniciar a cobrança. Segundo a Casal, contratos de manutenção seguem em tramitação e a vigilância terá rondas diárias com base fixa em Inhapi.

Representantes da Segov relataram que o decreto que regulamenta a cobrança já passou pelo conselho da Arsal e por análise da Procuradoria Geral do Estado. Após ajustes, o texto aguarda revisão final antes de novo envio à PGE para posterior publicação.

O Ministério Público concedeu prazos adicionais para envio de documentos e informações. Casal e Seagri também deverão informar, em até 50 dias, os encaminhamentos de reunião marcada para terça-feira, 11, de fevereiro de 2026. Nova audiência foi agendada para quinta-feira, 17, de abril.


Encontrou algum erro? Entre em contato